Especial Allan Kardec

Allan Kardec é o pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail, educador francês nascido em 3 de outubro de 1804 na França. Kardec é o codificador da Doutrina Espírita, responsável pelas obras básicas do Espiritismo.

De família católica, foi estudar na Suíça em escola protestante. Logo, teve contato com as diferentes crenças. Regressando a França, trabalhou como escritor, educador e tradutor francês. Em 1854, então com 50 anos, Hippolyte ouviu falar do fenômeno das mesas girantes. Era seu primeiro contato com o ''sobrenatural'' - explicado por ele próprio, mais tarde, como o contrário.

Foram anos trabalhosos, mas imprescindíveis. Até 1869, ao desencarnar, Allan Kardec, missionário de Jesus, dedicou-se à Doutrina dos Espíritos. Fundou uma Sociedade,  criou a primeira revista espírita, isso fora os livros.

Citações refentes a Kardec:

''Substituindo a fé cega numa vida futura, pela inquebrantável certeza, resultante de constatações científicas, tal é o inestimável serviço prestado por Allan Kardec à humanidade.'' Gabriel Delanne.

''Voltaste a esse mundo donde viemos e colhes o fruto de teus estudos terrestres. Aos nossos pés dorme o teu envoltório, extinguiu-se o teu cérebro, fecharam-se-te os olhos para não mais se abrirem, não mais ouvida será a tua palavra… Sabemos que todos havemos de mergulhar nesse mesmo último sono, de volver a essa mesma inércia, a esse mesmo pó. Mas, não é nesse envoltório que pomos a nossa glória e a nossa esperança. Tomba o corpo, a alma permanece e retorna ao Espaço. Encontrar-nos-emos num mundo melhor e no céu imenso onde usaremos das nossas mais preciosas faculdades, onde continuaremos os estudos para cujo desenvolvimento a Terra é teatro por demais acanhado. (…) Até à vista, meu caro Allan Kardec, até à vista!'' Camille Flammarion.

Frases:

''A pureza de coração é inseparável da simplicidade e da humildade; ela exclui todo pensamento de egoísmo e de orgulho;é por isso que Jesus toma a criança como símbolo dessa pureza , como a tomou por símbolo de humildade.''

''Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito.''

''Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.''

''Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.''

''Fora da caridade não há salvação.''

''A felicidade depende das qualidades próprias do indivíduo e não do estado material do meio em que se acha.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário